Pontos de vista definidos: InicialNorteSulEsteOeste                  Ver modelo isolado

Sintra Capital do Romantismo - www.sintraromantica.net

Monumento sem grandeza dominadora, a Igreja de Santa Maria guarda em si um rico património artístico e de tradições.
A sua fundação remonta ao início da nacionalidade. Após a conquista de Sintra aos mouros, em 1147, D. Afonso Henriques, com o êxito da empresa e para merecer a protecção divina, mandou erigir em Sintra, entre outras, a Igreja de Santa Maria. Edificada pois por iniciativa régia, a Igreja permaneceu na Coroa, tendo ficado o padroado a pertencer a D. Afonso Henriques e aos monarcas que lhe sucederam.
No último quartel do século XIII, o prior Martim Dade deu ordem para se demolir o edifício original, substituindo-o por um outro que, preservado por sucessivas obras de ampliação e conservação, permaneceu íntegro até meados do séc. XVIII. Depois da catástrofe do grande terramoto de 1 de Novembro de 1755, o prior e os beneficiados da Igreja de Santa Maria conjugaram esforços para restaurar o templo, algo danificado, mas conservando felizmente todos os elementos estruturais.

Em 1982/83 procedeu-se à execução da escavação arqueológica de parte da Necrópole Medieval. Das 41 sepulturas exumadas, foram definidos 3 tipos diferentes, com datações compreendidas entre os meados da 1.ª Dinastia (as mais antigas escavadas na rocha), o século XV – inícios do séc. XVI (construídas por simples caixas, formadas por várias lajes mais ou menos irregulares), e os meados do séc. XVIII (construídas por sarcófagos de pedra).
Dos materiais recolhidos, são dignos de menção os inúmeros fragmentos cerâmicos medievais e pós-medievais, a vasta colecção de numismas (desde os exemplares atribuídos ao século XII, até aos do reinado de D. José), e, realce-se, os interessantes objectos religiosos, os quais vieram permitir uma melhor investigação dos ritos e hábitos funerários praticados nas várias épocas representadas.



Visitas sujeitas a marcação prévia

Marcação de visitas:
Paroquia de Sintra
Tel. 21 924 47 44